O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar nesta quinta-feira (28) que o petróleo descoberto na camada pré-sal pertence aos brasileiros e precisa reverter em vantagens para todos. Segundo ele, um novo modelo de exploração e produção do combustível está sendo discutido por um grupo interministerial e somente depois disso será debatido com a sociedade.
"Eu acho que o pré-sal é uma propriedade de 190 milhões de brasileiros, portanto nós vamos fazer com que essa riqueza oriunda da natureza possa favorecer, não apenas o conjunto da sociedade brasileira, mas entre elas as pessoas mais pobres. Nós achamos que a reserva é imensa, tem um potencial extraordinário, mas nós temos que deixar com muita tranqüilidade fazermos todas as pesquisas que têm que fazer até que nós comecemos a explorar", salientou o presidente.
Lula disse novamente que na próxima terça-feira (2) irá ao Espírito Santo, onde participará da primeira perfuração de uma área onde será extraído petróleo da camada pré-sal. "Não tem definição de modelo, esse modelo está sendo construído por um grupo interministerial, e depois disso eu pretendo abrir um debate com a sociedade porque o petróleo não é meu, eu tenho mais dois anos e quatro meses de mandato e o petróleo eu espero que dure muito tempo e que seja do Brasil. Então é importante envolver a sociedade no debate para saber o que ela quer que seja feito com esse petróleo", comentou.
- Lula diz que pré-sal é "bilhete premiado"
- Investimentos da Petrobras até 2012 ainda não incluem pré-sal, diz Gabrielli
- FHC apóia mudanças no petróleo, mas não nova estatal
- Lula afirma que exploração do pré-sal vai alavancar indústria naval brasileira
- Proposta de desapropriar reservas do pré-sal é criticada por IBP