Lula salientou que o Brasil não exportará óleo cru do pré-sal, mas derivados do petróleo| Foto: Jamil Bittar / Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira (29) o primeiro prédio da Universidade Federal do ABC Paulista, em Santo André. Lula voltou a criticar os antecessores por não terem investido no ensino superior, e afirmou que parte dos recursos com a exploração de petróleo do pré-sal servirão para resolver a dívida educacional.

CARREGANDO :)

Agora temos condições de arrumar a casa. Estamos arrumando, disse o presidente, acrescentando que o país não exportará óleo cru do pré-sal, mas derivados de petróleo.

Segundo Lula, serão construídas refinarias no Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e no Maranhão, esta com capacidade para refinar 600 mil barris diários.

Publicidade

Ao iniciar seu discurso, Lula criticou a imprensa por ter noticiado que ele iria a Santo André para lançar uma universidade inacabada. A instituição terá mais cinco blocos, que devem ficar prontos até o final de 2009, segundo o Ministério da Educação. O presidente quer voltar a cidade para inaugurar mais um bloco.

Estou inaugurando a universidade inacabada do ABC. No ano que vem, venho inaugurar o bloco A. O refeitório, espero que seja inaugurado antes. Vamos apressar, reitor, disse.

De acordo com o MEC, a universidade oferecerá 10 mil vagas até 2010. A obra está orçada em R$ 220 milhões.

Veja também
  • Lula diz que pré-sal é de 190 milhões de brasileiros
  • Lula diz que pré-sal é "bilhete premiado"