O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira (29) o primeiro prédio da Universidade Federal do ABC Paulista, em Santo André. Lula voltou a criticar os antecessores por não terem investido no ensino superior, e afirmou que parte dos recursos com a exploração de petróleo do pré-sal servirão para resolver a dívida educacional.
Agora temos condições de arrumar a casa. Estamos arrumando, disse o presidente, acrescentando que o país não exportará óleo cru do pré-sal, mas derivados de petróleo.
Segundo Lula, serão construídas refinarias no Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e no Maranhão, esta com capacidade para refinar 600 mil barris diários.
Ao iniciar seu discurso, Lula criticou a imprensa por ter noticiado que ele iria a Santo André para lançar uma universidade inacabada. A instituição terá mais cinco blocos, que devem ficar prontos até o final de 2009, segundo o Ministério da Educação. O presidente quer voltar a cidade para inaugurar mais um bloco.
Estou inaugurando a universidade inacabada do ABC. No ano que vem, venho inaugurar o bloco A. O refeitório, espero que seja inaugurado antes. Vamos apressar, reitor, disse.
De acordo com o MEC, a universidade oferecerá 10 mil vagas até 2010. A obra está orçada em R$ 220 milhões.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast