• Carregando...

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou ter indicações de que, em abril, o saldo de contratações e demissões na economia brasileira continuará positivo.

Evitando antecipar números, o ministro disse que há dados suficientes que demonstram recuperação de vários setores da economia neste mês. "Em abril, teremos uma curva ascendente na geração de empregos e ouso dizer que muito maior que em março", disse. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho registrou em março um saldo positivo de 34.818 empregos com carteira assinada pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), resultado de um total de admissões de 1.419.511 e de 1.384.693 desligamentos.

Ainda segundo Lupi, em abril, possivelmente a indústria apresentará um dado positivo, já que no mês de março, embora tenha registrado saldo negativo, houve uma redução nas demissões frente às contratações do setor. O saldo negativo da indústria foi de 35.775 vagas em março, enquanto em fevereiro tinha ficado em negativo em 56.456. "A indústria ainda teve saldo geral negativo em março, mas a curva é claramente descendente", afirmou Lupi.

Ele classificou o mês de março como "o mês da virada" na geração de empregos do País e minimizou o fato de, em fevereiro, ter antecipado a previsão de que o Caged de março registraria um saldo positivo de 100 mil empregos. "Às vezes, na nossa avaliação positiva, a gente exagera. Mas ouso afirmar que a minha média de acertos ainda é maior que a média de acerto dos grandes articulistas econômicos", disse.

Em março, a construção civil registrou saldo positivo de empregos de 16.123. O setor de serviços foi o destaque positivo, com 49.280 contratações a mais que demissões. O comércio continuou negativo, com 9.697.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]