O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira, ao chegar para o encontro do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, com empresários, que a proposta de crédito consignado para a habitação e a eliminação da TR das taxas de juros cobradas de financiamento de empréstimos para a casa própria constam no pacote da habitação a ser anunciado em breve pelo governo.
Segundo Mantega, com a eliminação da TR será possível haver parcelas fixas no financiamento. O ministro disse, ainda, que os bancos continuarão competindo para conseguir clientes interessados em financiamentos para a casa própria mesmo com fim da TR.
- O que ocorre é que os interessados em obter financiamento estão atrás de parcelas fixas. Então tirando a TR ficará só uma taxa de juros fixa que será estabelecida pelos financiamentos - disse o ministro.
Questionado sobre os temas que seriam abordados no jantar, o ministro cometeu um ato falho. Mantega disse que a reunião era para discutir os rumos da economia para um segundo mandato, mas depois se corrigiu dizendo que seriam abordados os rumos da economia para o futuro. Mantega lançou, ainda, um desafio aos empresários: conseguir um crescimento a taxas mais "vigorosas". Para isso, o ministro disse que as empresas precisam ter mais ousadia em seus investimentos.
- O maior desafio que se coloca para o empresário é a elevação da taxa de financiamento.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast