A ministra da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta terça-feira (8) que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá ir ao Congresso nos próximos dias para falar sobre as mudanças na caderneta de poupança. A presidente Dilma Rousseff editou na semana passada uma medida provisória com uma nova forma de remuneração da poupança, o que permitirá maiores reduções da Selic, mas sem que haja uma migração de investimentos de fundos para a caderneta.
Guido Mantega, segundo Ideli, deve comparecer a uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para explicar as mudanças. A decisão foi acertada nesta terça-feira (8) no encontro entre os líderes governistas, em café da manhã realizado no gabinete do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).
"São dois assuntos importantes que os líderes estão entendendo que devem ser debatido nos próximos dias", afirmou Ideli, na saída do encontro. "(Ele vai) apresentar os dados sobre as modificações na poupança e principalmente para que os juros caiam", completou. Não está descartada a ida de Guido também a uma comissão da Câmara dos Deputados, Casa em que a MP da poupança tramitará inicialmente.
A ministra disse que o governo espera ver aprovado pelo Congresso a medida provisória até o meio do ano, antes, portanto do recesso parlamentar e do inicio da campanha municipal.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast