O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou nesta quinta-feira a possibilidade de novas medidas de combate à inflação. "Estamos vigilantes. Vamos tomar medidas em relação a isso mesmo sabendo que a inflação de alimentos está caindo", disse ele, ao chegar ao Ministério da Fazenda.
Ao comentar o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mantega disse que todos os analistas se enganaram, que houve em março um repique da inflação de alimentos que não era esperado e que está relacionado com o regime de chuvas. De acordo com o IBGE, a inflação medida pelo IPCA ficou em 0,79% em março, ante 0,80% em fevereiro.
"Foi excepcional", disse o ministro, acrescentando que tradicionalmente nesta época do ano os preços dos alimentos já começam a ceder. "Fundamentalmente alimentos", destacando que a tendência é de queda nos preços a partir de abril. "Daqui a pouco isso cai, com certeza", afirmou. Segundo Mantega, os sinais são de queda também para a inflação de serviços.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião