O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira que Mato Grosso do Sul voltará a ser área habilitada à exportação de carne bovina fresca para os 27 países da União Européia. Todo o território do Mato Grosso e Minas Gerais também está na mesma condição. A informação foi repassada ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pela Secretaria de Defesa Agropecuária, que acerta os detalhes técnicos com a União Européia.

CARREGANDO :)

A decisão vai ser ratificada pela Diretoria Geral para Saúde e Consumidores da União Européia (DG-Sanco), em reunião do Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e Saúde Animal em Bruxelas (Bélgica). Com a medida, áreas importantes da produção pecuária brasileira serão incluídas no comércio com a União Européia. "Além de atender a uma reivindicação antiga do setor, a decisão tornará a área aprovada no Brasil como território contínuo, sem fragmentos de trechos não habilitados em seu interior", explica o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.

Após a ratificação, a decisão será publicada no jornal oficial da União Européia. Até o momento, 287 municípios de Minas Gerais e as regiões Norte e Sul de Mato Grosso estão impedidos de comercializar a carne bovina in natura para União Européia.

Publicidade

fonte: Agência Estado

Veja também
  • EUA voltam a importar carne industrializada do Brasil
  • África do Sul avaliará retomada de importação de carnes do Brasil
  • Exportações do agronegócio são recorde em agosto
  • Goiás volta a exportar carne bovina para a Rússia