Ao traçar um cenário sobre o bom desempenho da economia brasileira em meio à crise financeira internacional, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, voltou a falar sobre crédito, massa salarial e comércio registrarem crescimento acima da tendência de longo prazo. "O que eu quero destacar aqui não é só que há crescimento, mas que há um crescimento acima da tendência de longo prazo, o que mostra que o Brasil sai forte da crise", afirmou. "A recuperação se dá a um ritmo muito forte", enfatizou.
Meirelles observou ainda que nesse ambiente positivo da economia brasileira, o desemprego segue em queda e mostra uma tendência estrutural de redução no futuro. O presidente da autoridade monetária destacou ainda que tem ocorrido investimentos e melhorias tecnológicas, que contribuem para a ampliação do PIB potencial no futuro. Por fim, o presidente do Banco Central afirmou que os investimentos em 2010 vão liderar o processo de crescimento da economia.
Meirelles lembrou também que a projeção do BC para o Investimento Estrangeiro Direto (IED) em 2010 é de US$ 45 bilhões. Segundo ele, esse valor será um recorde histórico. Meirelles participa do 20º seminário do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com o tema "Brasil: Preparado para Crescer" em São Paulo.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast