O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que a inclusão financeira é um instrumento fundamental de cidadania, e exaltou a melhora do emprego e da renda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Meirelles, além da inclusão financeira - que se traduz, entre outros, na expansão do crédito e no acesso a serviços bancários para as pessoas de menor renda -, o BC também ajuda a melhorar a vida das pessoas por meio do controle da inflação, que resguarda o poder de compra.
- Isso foi uma conquista desse governo, o poder de compra da população - afirmou Meirelles durante a abertura do Fórum sobre Inclusão Bancária do BC, que contou também com a presença do presidente Lula.
Meirelles usou vários indicadores para comemorar os resultados dessa iniciativa, como o fato de, em 2002, existirem cerca de 55 milhões de contas correntes no país e, hoje, esse número ter passado de 80 milhões.
Elogiando muito seu chefe, Meirelles classificou o atual governo como "moderno" por focar no social com capacidade de gerar emprego.
- O senhor (presidente Lula, que deixa o cargo no fim do ano) merece hoje a situação de destaque que tem no mundo - afirmou o presidente do BC.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast