O mercado elevou levemente a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) neste ano e reduziu para 2013, segundo divulgação do boletim Focus desta segunda-feira (23).
A projeção para o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas por um país) de 2012 passou de 3,20%, na semana passada, para 3,21% hoje. Para 2013, foi revisada para baixo, de 4,30, na semana passada, para 4,25% hoje.
As estimativas para inflação oficial (medida pelo IPCA) ficaram estáveis em 5,08%, neste ano, e 5,50% para 2013. A centro da meta do governo para este ano é de 4,5% e o teto, 6,5%.
As projeções para o valor do dólar em 2012 e 2013 também ficaram inalteradas, ambas em R$ 1,80.
Após a decisão da semana passada do Copom (Comitê de Política Monetária) de baixar a taxa de juros básica da economia, a Selic, para 9%, o mercado manteve a aposta nesta mesma taxa. Para 2013, a estimativa é de taxa de 10%. A ata do Copom será divulgada nesta semana e pode trazer alguma sinalização se a autoridade monetária continua com a queda da taxa ou se deve manter neste patamar.
O boletim Focus é elaborado pelo BC a partir de consultas feitas a instituições financeiras e expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast