A chanceler alemã, Angela Merkel, negou ter sugerido referendo à Grécia sobre a permanência desse país na zona do euro. A informação tinha sido dada pelo porta-voz do governo grego, que atribuiu à chanceler a ideia do referendo em paralelo às eleições marcadas para 17 de junho. "Isso é falso e nós descartamos completamente isso", disse, nesta sexta-feira (18) o porta-voz do governo alemão.
Segundo comunicado assinado pelo porta-voz do governo grego, Dimitris Tsiodras, Merkel e o presidente grego, Karolos Papoulias, falaram ao telefone. "(Merkel) transmitiu ao presidente (Papoulias) ideias a respeito de lançar um referendo em paralelo às eleições, questionando os cidadãos gregos se desejam permanecer na zona do euro", diz o comunicado.
O serviço de impressão de papel moeda britânico De La Rue está preparado para voltar a imprimir cédulas de dracmas, segundo uma fonte que pediu anonimato à agência de notícias Reuters. A informação foi dada quando o comissário de Comércio da União Europeia, Karel De Gucht, disse que a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu estão trabalhando com cenários de contingência em caso de saída da Grécia da zona do euro.
A fonte disse que como um serviço de impressão comercial, a De La Rue deveria estar preparada em caso de saída da Grécia do bloco. O fracasso na formação de uma coalizão de governo levará a Grécia a novas eleições em 17 de junho. Uma saída do euro poderia disparar uma demanda pelo retorno da dracma e, enquanto serviços de impressão estatais poderiam dirigir a produção, a firma global De La Rue poderia ser chamada para ajudar.
"Se eles (Grécia) decidirem sair do euro, a primeira coisa é que não será um trabalho de dia para a noite, em parte por causa das implicações dos que estão tentando fazer, mas em segundo lugar por causa do grande número de notas que são necessários para substituir uma moeda", disse o analista Panmure Paul Jones à Reuters. "Será um trabalho enorme que para os serviços de impressão estatais, mas eles provavelmente vão puxar algum volume adicional de fora e a De La Rue terá chances."