Com os riscos "consideravelmente reduzidos" de que a estabilização da economia dos Estados Unidos sofra um revés, o Federal Reserve decidiu manter seu programa emergencial de compra de ativos de longo prazo, segundo a ata do último encontro da autoridade monetária.
Os membros do Fed previram apenas uma recuperação gradual da atividade econômica acompanhada por inflação sob controle, acrescentou a ata da reunião de 11 e 12 de agosto, divulgada nesta quarta-feira.
Em vista disso, o Fed disse ser "mais provável" que mantenha o juro em nível baixo por um período prolongado.
Com a probabilidade de uma recuperação fraca, o Fed decidiu que não era necessário nem um aumento nem um corte no programa de compra de ativos.
Os formuladores discutiram acrescentar taxas ajustáveis de hipotecas aos ativos elegíveis no programa, mas nenhuma decisão foi tomada.
O Fed avaliou na última reunião que a economia estava mostrando sinais de recuperação dois anos após o início da pior crise financeira em décadas. O banco central norte-americano manteve o juro básico perto de zero e disse que continuará com esse nível por um longo período.
A ata mostrou que o Fed está ficando mais confiante de que o declínio econômico está acabando e que o crescimento deve surgir na segunda metade do ano. Mas a autoridade monetária vê uma recuperação lenta e ainda vulnerável a choques.
O banco central tem especial preocupação com a fraqueza do mercado de trabalho.
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Petrobras sob pressão: alta do dólar pode encarecer preço dos combustíveis
Brasil registra aumento de 25% na população em situação de rua
Bolsonaro é convidado para posse de Trump e deixa STF em apuros; assista ao Entrelinhas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast