Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proporção

No rastro do crescimento

A distribuição da classe média pelo território nacional é um efeito da condução do crescimento econômico no Brasil no último século. É em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados que foram berço da indústria nacional, que se concentram quase 46% das famílias desse estrato social. Eles são seguidos pelas unidades que entraram em uma segunda onda de desenvolvimento – Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

A classe média paranaense tem 966 mil famílias, 33,9% do total do estado. A proporção está um pouco acima da média nacional, que é de 31,7%. A pesquisa não traz detalhes da qualidade de vida da população de cada estado, mas é provável que apenas algumas cidades com industrialização mais recente, como São José dos Pinhais, tenham escapado dos cortes dos anos 90.

Curitiba abriga quase 30% das famílias paranaenses desse nível social. A participação é quase o dobro do peso da cidade no total da população do estado, que gira em torno de 15%. A lista de municípios que vêm depois da capital no número de famílias desse estrato não tem surpresas: Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais. (GO)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.