O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu novo processo para avaliar o comercial Linda Ex, de O Boticário, veiculado nos canais digitais da marca no dia 27 de dezembro. Criada pela AlmapBBDO, a peça mostra o desfecho do divórcio de três casais em que as mulheres comparecem às respectivas audiências bem vestidas e maquiadas, após a edição de trechos dos depoimentos dos envolvidos em que declaravam a rotina das relações e o que teria levado ao fim dos casamentos.
De acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a denúncia de conteúdo machista teria sido formalizada por três pessoas, moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A campanha dividiu a opinião de internautas. Muitos questionaram as reações dos homens e mulheres envolvidos, discutindo sobre o empoderamento feminino ou a abordagem machista do filme. No fim do vídeo, a marca traz um recado final às mulheres: “Tudo pode acabar, menos sua autoconfiança”. O vídeo postado pela empresa no YouTube possuía até o fim da tarde desta terça-feira (12) mais de 5,4 milhões de visualizações.
A propaganda será julgada ao longo de fevereiro pelo Conselho de Ética e, enquanto isso, pode continuar sendo veiculada normalmente. A entidade não gera punição à marca, mas se o comercial for considerado antiético, o Conar sugere a suspensão da exibição da campanha.
Nota
Em nota, a marca informa não ter recebido notificação do Conar e reafirma o caráter de estímulo à autoconfiança feminina por meio da beleza. Confira o texto na íntegra:
“O Boticário informa que até o momento não recebeu qualquer notificação do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) referente à campanha “Linda Ex”, a qual reforça a crença da marca representada pela assinatura Acredite na Beleza. O Boticário esclarece que valoriza a beleza presente na atitude, na autoconfiança e no olhar positivo sobre a vida. A proposta do filme “Linda Ex”, que estreou no dia 27 de dezembro, é mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras, confiantes e dispostas a despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas. Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida.”
Veja o vídeo do comercial:
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast