O número de passageiros nos aviões subiu mais de 5% em 2011, anunciou nesta sexta-feira (6) a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
Em 2011, cerca de 2,7 bilhões de pessoas viajaram de avião segundo dados preliminares da OACI, que representam um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior.
A organização ligada, às Nações Unidas, atribui este baixo crescimento ao fraco desempenho da economia mundial, inclusive por conta dos "múltiplos obstáculos, como as políticas de austeridade nas economias europeias", que minaram a recuperação do setor, informou em comunicado.
O tráfego de passageiros no plano internacional aumentou por sua vez 7,4% em relação a 2010, particularmente graças à demanda de viagens de negócios e lazer nos mercados emergentes, contra uma alta de 4,9% para os voos domésticos.
"O maior avanço do tráfico internacional foi registrado pelas companhias aéreas do Oriente Médio, seguidas das da Europa" onde as aéreas de baixo custo tiraram proveito da chance para aumentar seus mercados, completou a OACI.
O transporte de mercadorias cresceu por sua vez 0,7% em 2011, mas se viu afetado pelo "clima econômico mais pesado na Europa, combinado com uma desaceleração das exportações chinesas e uma sólida competência do transporte marítimo".
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião