Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Emprego formal

Número de trabalhadores com carteira assinada cresce 0,37% no Paraná

O saldo de empregos em abril no Paraná aumentou 0,37% em relação ao mês anterior, informou nesta segunda-feira (18) o Ministério do Trabalho de acordo com dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged). O índice representa a geração de 7.937 vagas com carteira assinada no estado.

Segundo o Caged, no período, o Paraná apresentou o melhor desempenho da região Sul e o terceiro melhor do país, ficando atrás de São Paulo com a criação de 34.231 postos de trabalho e Minas Gerais com 15.602. Os setores de atividade paranaense que mais contribuíram para o crescimento de vagas foram: serviços (4.563 vagas) e a indústria de transformação (2.600 vagas).

No primeiro quadrimestre do ano, houve um acréscimo de 22.865 postos (1,07%) no Paraná, que em termos absolutos apresentou o melhor desempenho da região Sul e o terceiro melhor do país, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo (67.482) e Goiás (32.469 postos). Já nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 2,62% no nível de emprego, equivalente a criação de 55.289 postos de trabalho. O Paraná também registrou o melhor resultado do Sul e terceiro maior do país, sendo que o primeiro e o segundo foram apresentados por São Paulo (193.804) e pelo Rio de Janeiro (106.576).

A pesquisa ainda apontou que, em abril, Curitiba criou 1.895 vagas, um aumento de 0,31%. Já a região metropolitana de Curitiba registrou um acréscimo de 0,30%, número que chega a 2.550 empregos formais criados em relação ao mês anterior.

País

Os dados do Caged mostram uma recuperação do mercado de trabalho no Brasil. O saldo de empregos nacional em abril ficou em 106.205 mil, bem superior ao saldo registrado em março, de 34.818 mil novas vagas formais criadas no país. Pela primeira vez no ano, o saldo da criação de vagas de trabalho ficou positivo.

O número de demissões de janeiro, 101.748 mil, foi vencido pelo saldo positivo nos meses de fevereiro março e abril. Nos quatro primeiros meses do ano, o país registrou saldo positivo no número de empregos formais de 48.4 mil vagas.

Setores

Os seis principais setores da atividade econômica registraram, pela primeira vez no ano, um saldo positivo de emprego. De acordo com os dados do Caged, o segmento de serviços foi o que teve o melhor resultado absoluto em abril e foram criados 59.279 mil novos postos de trabalho. No ano, o saldo do setor é positivo em mais de 168 mil vagas.

A construção civil voltou a apresentar saldo positivo de admissões em abril. Nesse segmento foram criados 13.338 mil novos postos de trabalho no mês passado. No ano, o saldo positivo é de mais de 43.6 mil empregos formais.

Na agricultura, o saldo também foi positivo em abril e foram criadas 22.684 mil novas vagas. Essa geração de novos postos fez o nível de empregos formais ficar positivo no setor pela primeira vez no ano em mais de 18.7 mil vagas.

Na administração pública também houve mais admissões do que demissões. O saldo foi de 5.032 mil novos postos de trabalho formais. No ano, o saldo é positivo em 28.8 mil vagas.

A indústria de transformação registrou pela primeira vez um saldo positivo de empregos. Em abril, houve criação de 183 novos postos de trabalho formal. Contudo, o desempenho do setor no ano tem saldo negativo de 147.1 mil postos formais de trabalho.

No comércio, o mês de abril registrou saldo positivo de 5.647 mil novas vagas. No ano, o segmento ainda apresenta redução do nível de emprego, de 65.1 mil postos de trabalho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.