As principais bolsas de valores dos Estados Unidos recuaram nesta quinta-feira, mas conseguiram fechar o melhor trimestre em um ano. Os índices Standard and Poor's 500 e Nasdaq tiveram os maiores ganhos mensais desde abril de 2009, após dados mostrarem que a economia não está tão ruim.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,44 por cento, para 10.788 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,33 por cento, para 2.368 pontos. O índice S&P 500 recuou 0,31 por cento, para 1.141 pontos.
No acumulado de setembro, o Dow subiu 7,7 por cento, o S&P avançou 8,8 por cento e o Nasdaq ganhou 12 por cento. A alta nos índices contrariou a ideia de que esse tradicionalmente é o pior mês para ações.
No terceiro trimestre, o Dow saltou 10,4 por cento, o Nasdaq avançou 12,3 por cento e o S&P disparou 10,7 por cento.
A sessão foi volátil, dividida entre os investidores que se posicionaram para o final de trimestre e aqueles que atuaram na ponta compradora, de olho em dados positivos.
Ainda assim, o S&P 500 parecia empenhado em superar a faixa entre 1.145 e 1.150 pontos.
"Uma vez que setembro foi um mês muito forte, muitos pensam que outubro será assustador. Caso dados e balanços (futuros) confirmem que estamos finalmente deixando de lado temores de uma recaída (na recessão), outubro pode ser o mês para o S&P 500 superar o intervalo de operações e alcançar as máximas que vimos em abril", disse John Canally, economista e estrategista de investimento da LPL Financial, em Boston.
Companhias de semicondutores, setor que avançou durante este trimestre, estiveram entre as de pior desempenho e influência negativa no Nasdaq. O índice Philadelphia de semicondutores caiu 0,7 por cento.
No Dow, o maior avanço coube à Boeing, em alta de 0,9 por cento, após a fabricante de aeronaves dizer que seus resultados para o ano não serão afetados por seu atraso na primeira entrega do 747-8 Freighter, o maior jato comercial da empresa.
O mercado chegou a abrir em alta, após números mostrarem que os pedidos de auxílio desemprego caíram fortemente na última semana. Também colaboraram o crescimento na indústria manufatureira da região Meio-Oeste do país em setembro e o aumento nos gasto dos consumidores entre abril e junho
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast