Lançado em janeiro, o PAC destinou R$ 37,5 bilhões para obras de infra-estrutura energética, logística e urbana na Região Sul. O governo ainda não divulgou como está o andamento de todos os projetos. Confira abaixo as principais obras previstas para o Paraná:

CARREGANDO :)

Infra-estrutura energética – Cinco usinas hidrelétricas (Mauá, Telêmaco Borba, Cebolão, Jataizinho e Baixo Iguaçu), que somam 1.129 MW; cinco novas redes de transmissão de energia elétrica; quatro usinas de biodiesel (uma já em implantação); quatro usinas de álcool (três em implantação); alcoolduto entre Cuiabá (MT) e Araucária (em estudo); produção de diesel por meio do processo HBio, na Repar (depende apenas de autorização da ANP); ampliação e modernização da refinaria (em andamento).

Infra-estrutura logística – Ampliação da capacidade do Corredor Ferroviário do Oeste do Paraná e ligação intermodal com o porto de Paranaguá; construção e recuperação de berços de atracação do porto; recuperação de trecho da BR 153 nos Campos Gerais; adequação do Contorno Leste de Curitiba (BR 116); segunda ponte internacional em Foz do Iguaçu; concessão à iniciativa privada de três trechos de rodovias federais que passam pelo Paraná (BRs 116, 376 e 101).

Publicidade

Infra-estrutura social e urbana – R$ 14,3 bilhões serão destinados a toda a Região Sul, para projetos de habitação (novas casas e urbanização de favelas), saneamento (água, esgoto e coleta de lixo), infra-estrutura hídrica (sistemas de abastecimento de água) e para o Programa Luz para Todos.