As obras da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu foram retomadas nesta sexta-feira (20). A informação foi confirmada pelo Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, antigo Geração Céu Azul. O empreendimento estava parado desde julho do ano passado devido a questionamentos ambientais. ONGs (Organizações Não Governamentais) entraram na Justiça afirmando que as obras poderiam causar danos ao Parque Nacional do Iguaçu.
Segundo o consórcio, inicialmente as equipes técnicas trabalham para elaborar um novo cronograma das obras e só após a conclusão irá divulgar a nova data de conclusão do empreendimento que após concluído irá gerar energia elétrica para um milhão de habitantes.
A usina será construída entre os municípios de Capanema, no Sudoeste, e Capitão Leônidas Marques, no Oeste. O empreendimento já chegou a empregar 3 mil trabalhadores que foram demitidos após o impasse judicial e ambiental que paralisou a obra. Novas contrações começarão a ser feitas gradativamente. Segundo o consórcio, os interessados deverão procurar as agências do trabalhador dos dois municípios.
As equipes do consórcio irão retomar as atividades de medição das áreas do futuro reservatório da usina e o inventário de cada propriedade que será atingida. O levantamento é para futuras negociações com os proprietários das terras. “As famílias que tenham qualquer dúvida sobre este processo poderão se dirigir aos escritórios do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu em Capanema e Capitão Leônidas Marques”, diz a nota divulgada pelo consórcio.