As obras da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu foram retomadas nesta sexta-feira (20). A informação foi confirmada pelo Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, antigo Geração Céu Azul. O empreendimento estava parado desde julho do ano passado devido a questionamentos ambientais. ONGs (Organizações Não Governamentais) entraram na Justiça afirmando que as obras poderiam causar danos ao Parque Nacional do Iguaçu.
Leilão de transmissão da Aneel vende somente quatro de 12 linhas ofertadas
Dificuldade de financiamento afastou empresas, segundo analistas. Em nenhum dos lotes arrematados houve disputa
Leia a matéria completaSegundo o consórcio, inicialmente as equipes técnicas trabalham para elaborar um novo cronograma das obras e só após a conclusão irá divulgar a nova data de conclusão do empreendimento que após concluído irá gerar energia elétrica para um milhão de habitantes.
A usina será construída entre os municípios de Capanema, no Sudoeste, e Capitão Leônidas Marques, no Oeste. O empreendimento já chegou a empregar 3 mil trabalhadores que foram demitidos após o impasse judicial e ambiental que paralisou a obra. Novas contrações começarão a ser feitas gradativamente. Segundo o consórcio, os interessados deverão procurar as agências do trabalhador dos dois municípios.
As equipes do consórcio irão retomar as atividades de medição das áreas do futuro reservatório da usina e o inventário de cada propriedade que será atingida. O levantamento é para futuras negociações com os proprietários das terras. “As famílias que tenham qualquer dúvida sobre este processo poderão se dirigir aos escritórios do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu em Capanema e Capitão Leônidas Marques”, diz a nota divulgada pelo consórcio.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast