A Oculus VR lançará seu esperado equipamento de realidade virtual Oculus Rift no primeiro semestre de 2016, anunciou nesta quinta-feira a companhia, que revelou que ele funcionará inicialmente com um controle de Xbox One e contará com uma oferta mínima de oito jogos.
No futuro, porém, o objetivo é que os óculos de realidade virtual sejam controlados pelo Oculus Touch, uma manete própria e ainda em desenvolvimento, projetada para que o usuário interaja e “sinta” os movimentos através de uma série de sensores.
“Com o Oculus Rift pudemos completar o sonho da realidade virtual”, afirmou o diretor-executivo da companhia, Brendan Iribe, na apresentação feita em San Francisco, na qual se ousou a prever que a chegada da tecnologia representará “uma mudança de paradigma” no mundo dos videogames.
“Pela primeira vez estaremos dentro do jogo. Você poderá se teletransportar para um novo mundo”, indicou Iribe, acrescentando que o cérebro do jogador “terá que ser convencido” que a experiência vivida com Oculus Rift não é real.
O equipamento de realidade virtual é composto de duas telas de tecnologia OLED ajustáveis e pode ser usado junto com óculos de grau. Além disso, virá com fones de ouvidos e um dispositivo externo para detectar movimentos.
O sistema será vendido com um comando do console Xbox One, da Microsoft, como parte de um acordo de colaboração entre as companhias que confirma a predileção da Oculus VR pelo Windows.
“Incluir um comando era essencial”, afirmou Iribe ao descrever as necessidades do equipamento de realidade virtual.
O responsável da divisão de Xbox da Microsoft, Phil Spencer, falou brevemente da compatibilidade do Rift com o Windows e explicou que será possível desfrutar de conteúdos do console no equipamento, como já ocorre em computadores e dispositivos móveis com o sistema operacional criado por Bill Gates.
A parceria entre a Microsoft e a Oculus VR gera ainda mais expectativa para a E3, a mais importante feira de videogames do mundo que será realizada em Los Angeles na próxima semana.
A Microsoft conta com uma tecnologia própria de óculos de realidade aumentada, as Hololens, mas até agora a rival Sony parecia levar vantagem com o sistema Project Morpheus, esperado para 2016 e uma das principais apostas da empresa para a E3 deste ano.
Com o anúncio de hoje, é possível prever que o Oculus Rift tenha grande destaque no evento da Microsoft na feira, marcado para a próxima segunda-feira.
A Oculus VR decidiu grande parte de sua apresentação de hoje para os conteúdos, o principal problema enfrentado por todos os hardwares novos para atrair usuários. A empresa anunciou que investirá US$ 10 milhões para acelerar o desenvolvimento de jogos para a plataforma.
Além disso, a companhia revelou oito títulos para o Oculus Rift, nenhum produzido pelas grandes produtoras, que vão desde o simulador de naves espaciais “Eve Valkyrie” até a aventura em terceira pessoa pela Antártida chamada “Edge of Nowhere”.
A coleção, que só estará disponível no lançamento dos óculos em 2016, também inclui um jogo de esportes (“VR Sports Challenge”), um de tiro em primeira pessoa (“Damaged Core”) e outros títulos como “Chronos”, “Esper”, “Luckys Decepe” e “AirMech VR”
O software do Oculus Rift contará com um menu inicial com acesso à biblioteca de jogos e uma função para interagir com amigos na plataforma sem a necessidade de tirar os óculos. Os criadores reiteraram que o equipamento é ergonômico e leve.
O fundador da Oculus VR, Palmer Luckey, dedicou os últimos minutos do evento ao Oculus Touch, um produto em que a empresa esteve trabalhando em segredo e que tem como objetivo facilitar o uso dos gestos das mãos dentro da realidade virtual.
Trata-se de um par de comandos que se parecem com “joysticks” sem fios, equipados com vários botões e sensores para detectar a posição e os movimentos do entorno.
“São mãos virtuais”, comentou Luckey, explicando que o Touch permitirá a interação com objetos dentro da realidade virtual.
Não foi realizada nenhuma demonstração da nova aposta da Oculus VR, mas os participantes da E3 terão a oportunidade de usá-lo com um software de teste chamado Toybox.
A Oculus VR iniciou sua trajetória em 2012 como um projeto na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, onde arrecadou US$ 2,4 milhões. Depois, foi comprada pelo Facebook em 2014 por US$ 2 bilhões.