A Oculus VR lançará seu esperado equipamento de realidade virtual Oculus Rift no primeiro semestre de 2016, anunciou nesta quinta-feira a companhia, que revelou que ele funcionará inicialmente com um controle de Xbox One e contará com uma oferta mínima de oito jogos.

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No futuro, porém, o objetivo é que os óculos de realidade virtual sejam controlados pelo Oculus Touch, uma manete própria e ainda em desenvolvimento, projetada para que o usuário interaja e “sinta” os movimentos através de uma série de sensores.

“Com o Oculus Rift pudemos completar o sonho da realidade virtual”, afirmou o diretor-executivo da companhia, Brendan Iribe, na apresentação feita em San Francisco, na qual se ousou a prever que a chegada da tecnologia representará “uma mudança de paradigma” no mundo dos videogames.

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“Pela primeira vez estaremos dentro do jogo. Você poderá se teletransportar para um novo mundo”, indicou Iribe, acrescentando que o cérebro do jogador “terá que ser convencido” que a experiência vivida com Oculus Rift não é real.

O equipamento de realidade virtual é composto de duas telas de tecnologia OLED ajustáveis e pode ser usado junto com óculos de grau. Além disso, virá com fones de ouvidos e um dispositivo externo para detectar movimentos.

O sistema será vendido com um comando do console Xbox One, da Microsoft, como parte de um acordo de colaboração entre as companhias que confirma a predileção da Oculus VR pelo Windows.

“Incluir um comando era essencial”, afirmou Iribe ao descrever as necessidades do equipamento de realidade virtual.

O responsável da divisão de Xbox da Microsoft, Phil Spencer, falou brevemente da compatibilidade do Rift com o Windows e explicou que será possível desfrutar de conteúdos do console no equipamento, como já ocorre em computadores e dispositivos móveis com o sistema operacional criado por Bill Gates.

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A parceria entre a Microsoft e a Oculus VR gera ainda mais expectativa para a E3, a mais importante feira de videogames do mundo que será realizada em Los Angeles na próxima semana.

A Microsoft conta com uma tecnologia própria de óculos de realidade aumentada, as Hololens, mas até agora a rival Sony parecia levar vantagem com o sistema Project Morpheus, esperado para 2016 e uma das principais apostas da empresa para a E3 deste ano.

Com o anúncio de hoje, é possível prever que o Oculus Rift tenha grande destaque no evento da Microsoft na feira, marcado para a próxima segunda-feira.

A Oculus VR decidiu grande parte de sua apresentação de hoje para os conteúdos, o principal problema enfrentado por todos os hardwares novos para atrair usuários. A empresa anunciou que investirá US$ 10 milhões para acelerar o desenvolvimento de jogos para a plataforma.

Além disso, a companhia revelou oito títulos para o Oculus Rift, nenhum produzido pelas grandes produtoras, que vão desde o simulador de naves espaciais “Eve Valkyrie” até a aventura em terceira pessoa pela Antártida chamada “Edge of Nowhere”.

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A coleção, que só estará disponível no lançamento dos óculos em 2016, também inclui um jogo de esportes (“VR Sports Challenge”), um de tiro em primeira pessoa (“Damaged Core”) e outros títulos como “Chronos”, “Esper”, “Luckys Decepe” e “AirMech VR”

O software do Oculus Rift contará com um menu inicial com acesso à biblioteca de jogos e uma função para interagir com amigos na plataforma sem a necessidade de tirar os óculos. Os criadores reiteraram que o equipamento é ergonômico e leve.

O fundador da Oculus VR, Palmer Luckey, dedicou os últimos minutos do evento ao Oculus Touch, um produto em que a empresa esteve trabalhando em segredo e que tem como objetivo facilitar o uso dos gestos das mãos dentro da realidade virtual.

Trata-se de um par de comandos que se parecem com “joysticks” sem fios, equipados com vários botões e sensores para detectar a posição e os movimentos do entorno.

“São mãos virtuais”, comentou Luckey, explicando que o Touch permitirá a interação com objetos dentro da realidade virtual.

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Não foi realizada nenhuma demonstração da nova aposta da Oculus VR, mas os participantes da E3 terão a oportunidade de usá-lo com um software de teste chamado Toybox.

A Oculus VR iniciou sua trajetória em 2012 como um projeto na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, onde arrecadou US$ 2,4 milhões. Depois, foi comprada pelo Facebook em 2014 por US$ 2 bilhões.