A Oi divulgou nesta quarta-feira (10) que fechou contrato Ericsson, Nokia-Siemens e a Alcatel Lucent para serem suas fornecedoras de banda larga 4G.
A empresa investirá R$ 1 bilhão na instalação da rede nas seis cidades sedes da Copa das Confederações - Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador - e na cidade de São Paulo.
O anúncio foi feito durante a Futurecom, feira de tecnologia que ocorre nesta semana no Rio.
Na terça-feira, tanto Vivo quanto Claro divulgaram que seus fornecedores serão a sueca Ericsson e a chinesa Huawei. A Tim informou que divulgará seus fornecedores nas próximas semanas.
"Fizemos uma seleção que durou quatro meses. Levamos em consideração, entre outras coisas, a qualidade técnica, o prazo de conclusão, a experiência fornecedor e o preço do produto", afirmou o diretor de Operações da Oi, James Meaney.
Prazo
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina que as operadoras instalem a rede 4G até a realização da Copa das Confederações no Brasil, em abril de 2013. A exigências fez parte do leilão das licenças para o serviço 4G, ocorrido em junho passado. A Oi adquiriu seu lote por R$ 330 milhões.
De acordo com Meaney, a empresa irá instalar os novos equipamentos em 2.300 sites --que são onde as antenas ficam instaladas-- já existentes. Segundo o diretor, a maior parte dos aparelhos que compõem a rede já estão fabricados.
"Estamos bem adiantados na parte fabril. Agora só falta iniciar a instalação, que deve começar ainda este ano", afirmou Meaney.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast