A operadora Oi divulgou um balanço dos investimentos feitos no Paraná no primeiro semestre deste ano. Segundo a empresa, foram investidos R$ 155 milhões no estado, o que corresponde a um crescimento de 67% em relação ao mesmo período do ano passado.
O investimento foi dirigido para melhorias nas redes de telecomunicações, nas áreas de Operações, Engenharia e TI.
A Oi também afirmou que no primeiro semestre foram gerados 127 novos empregos no estado. Além dos mais de 1,2 mil técnicos que já prestam serviços para a operadora, outros 43 foram diretamente contratados pela empresa para fazer parte de uma equipe especializada própria, chamada de Serede. Nesta primeira fase, outros 32 técnicos ainda estão sendo contratados.
Expansão
De janeiro a junho, foram instaladas 24 mil novas portas de acesso à internet banda larga da Oi no Paraná. Em relação à sua rede wi-fi, são 45 mil pontos de acesso em locais públicos e estabelecimentos comerciais, como aeroportos, redes de fast food e shoopings.
Segundo o diretor da Regional Sul da operadora, Gabriel Ribeiro de Campos, o aumento no valor dos investimentos foi respaldado em parte devido ao reforço da estrutura de telefonia para a Copa do Mundo.
Mesmo com a passagem do Mundial, segundo Campos, a "demanda por investimentos no estado continuará ininterrupta".
Segundo os últimos dados da Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em julho a Oi ocupava a quarta posição no mercado de telefonia móvel, respondendo por 18,5% das linhas de celulares ativas.
No mês, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,75% de participação, seguida da TIM, com 26,93%; da Claro, com 24,96%.
Já no mercado de telefonia fixa, a Oi é líder, com 37,2% de market share, seguida da Embratel (24,7%), Vivo (24,1%) e GVT (9,5%). Os dados são de junho.
Segundo Campos, a telefonia fixa ainda é a área que traz mais receita para a Oi, apesar de não ser o serviço que mais cresce, devido à tendência de migração para a telefonia móvel, em todo o país.
TV
A Oi também reforçou recentemente as apostas no serviço de TV por assinatura, com pacotes de entrada a partir de R$ 39,90.
Conforme dados de junho da Anatel, a Oi TV registrou o maior crescimento do mercado de TV por assinatura entre as operadoras de DTH - Direct To The Home (satélite). O serviço da Oi alcançou 24,9 mil novos acessos, o que representa 38,5% do total de novos acessos na sua área de atuação.
No começo de agosto, a operadora lançou dois novos serviços voltados para este segmento, o Oi Filmes e o DVR - gravador digital.
O pay per view do Oi Filmes tem 12 canais, contando com um voltado para produções recém-saídas do cinema, que é atualizado a cada sexta-feira. Os filmes custam R$ 10 cada e podem ser assistidos durante 24 horas.
Já o DVR é um gravador digital com capacidade de mais de 500 horas de gravação (500Gb), que permite que o conteúdo da TV seja reproduzido livremente no set up box.
O usuário pode dar pausa na programação que está assistindo ao vivo, gravar os programas de forma recorrente (como séries e a novela) ou individualmente e voltar, pausar e avançar na programação gravada.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast