Menos de um ano após se lançar no mercado por meio de um e-commerce, a marca curitibana de peças de design Ontwerp irá inaugurar em março uma loja pop-up, em parceria com a Textura Casa, na capital paranaense. O conceito vem dos Estados Unidos e da Europa, e funciona assim: a loja permanece de portas abertas por alguns dias ou meses e não exige continuidade, diferentemente por exemplo, de uma loja itinerante. A pop up da Ontwerp, prevista para inaugurar no próximo dia 28, deve durar no mínimo três meses.
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“Nossa ideia era fazer como nos Estados Unidos, onde um prédio que será demolido é ocupado por uma loja ou restaurante por um tempo determinado, como numa contagem regressiva, mas a legislação de segurança e a burocracia no Brasil é mais complicada”, diz Vanessa Muniz, sócia da Ontwerp.
A ideia de ampliar os negócios da internet para uma loja física surgiu a partir de uma necessidade percebida após uma experiência como lojista na Semana D, festival de decoração promovido pelo Museu Oscar Niemeyer no ano passado: ter mais contato com os clientes.
“Às vezes a gente usa materiais em nossos produtos que as pessoas não conhecem e a loja física pode suprir essa necessidade de explicar melhor a técnica empregada naquele produto, para agregar valor à venda”, afirma Bia Franzolin, também sócia da Ontwerp. A previsão de faturamento da empresa para este ano é de R$ 1,9 milhão, com crescimento estimado em cerca de 50%.
Reaproveitamento
Além da linha própria de produtos – produzidos em média com 80% de materiais provenientes de refugos de indústrias, madeireiras e outros tipos de empresas –, a Ontwerp conta também com 16 parceiros, que consignam suas produções para serem vendidas no e-commerce da empresa.
Segundo Vanessa, a Ontwerp trabalha com estoque, prática pouco comum em e-commerces do segmento de decoração. “Nós analisamos o mercado brasileiro e identificamos que o consumir não gosta de esperar tantos meses pelo produto. Nosso diferencial é que garantimos a postagem do produto em 24 horas”, diz.
A concepção da Ontwerp nasceu das ideias da designer gráfica Bia Franzolin. Depois de uma experiência bem sucedida ao criar objetos de decoração e utilidades para a própria casa, decidiu estudar e investir no projeto. A sociedade com a especialista em logística Vanessa Muniz nasceu na Holanda, país onde as duas moravam. A dupla investiu cerca de R$ 250 mil para a criação da Ontwerp (que significa design, em holandês).
“Nos países nórdicos existe a ideia de minimalismo aliado à preocupação com a funcionalidade do produto e também ao reaproveitamento de materiais. Essa é nossa inspiração”, diz Bia. A proposta da marca é oferecer aos consumidores produtos de design acessível. “Isso está na nossa visão e missão. Por isso, decidimos não distribuir nossos produtos para lojistas, justamente para não encarecer o processo”, afirma Vanessa.
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