Menos de um ano após se lançar no mercado por meio de um e-commerce, a marca curitibana de peças de design Ontwerp irá inaugurar em março uma loja pop-up, em parceria com a Textura Casa, na capital paranaense. O conceito vem dos Estados Unidos e da Europa, e funciona assim: a loja permanece de portas abertas por alguns dias ou meses e não exige continuidade, diferentemente por exemplo, de uma loja itinerante. A pop up da Ontwerp, prevista para inaugurar no próximo dia 28, deve durar no mínimo três meses.
“Nossa ideia era fazer como nos Estados Unidos, onde um prédio que será demolido é ocupado por uma loja ou restaurante por um tempo determinado, como numa contagem regressiva, mas a legislação de segurança e a burocracia no Brasil é mais complicada”, diz Vanessa Muniz, sócia da Ontwerp.
A ideia de ampliar os negócios da internet para uma loja física surgiu a partir de uma necessidade percebida após uma experiência como lojista na Semana D, festival de decoração promovido pelo Museu Oscar Niemeyer no ano passado: ter mais contato com os clientes.
“Às vezes a gente usa materiais em nossos produtos que as pessoas não conhecem e a loja física pode suprir essa necessidade de explicar melhor a técnica empregada naquele produto, para agregar valor à venda”, afirma Bia Franzolin, também sócia da Ontwerp. A previsão de faturamento da empresa para este ano é de R$ 1,9 milhão, com crescimento estimado em cerca de 50%.
Reaproveitamento
Além da linha própria de produtos – produzidos em média com 80% de materiais provenientes de refugos de indústrias, madeireiras e outros tipos de empresas –, a Ontwerp conta também com 16 parceiros, que consignam suas produções para serem vendidas no e-commerce da empresa.
Segundo Vanessa, a Ontwerp trabalha com estoque, prática pouco comum em e-commerces do segmento de decoração. “Nós analisamos o mercado brasileiro e identificamos que o consumir não gosta de esperar tantos meses pelo produto. Nosso diferencial é que garantimos a postagem do produto em 24 horas”, diz.
A concepção da Ontwerp nasceu das ideias da designer gráfica Bia Franzolin. Depois de uma experiência bem sucedida ao criar objetos de decoração e utilidades para a própria casa, decidiu estudar e investir no projeto. A sociedade com a especialista em logística Vanessa Muniz nasceu na Holanda, país onde as duas moravam. A dupla investiu cerca de R$ 250 mil para a criação da Ontwerp (que significa design, em holandês).
“Nos países nórdicos existe a ideia de minimalismo aliado à preocupação com a funcionalidade do produto e também ao reaproveitamento de materiais. Essa é nossa inspiração”, diz Bia. A proposta da marca é oferecer aos consumidores produtos de design acessível. “Isso está na nossa visão e missão. Por isso, decidimos não distribuir nossos produtos para lojistas, justamente para não encarecer o processo”, afirma Vanessa.
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