A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) alertou nesta quinta-feira (9) para um "horizonte de muita turbulência", que poderá levar a uma queda significativa na demanda por petróleo no ano que vem ao divulgar seu relatório mensal de produção, que no mês passado recuou ao menor nível desde fevereiro.
Incertezas em relação à economia global representam riscos significativos à projeção de crescimento da Opep para a demanda por petróleo em 2013, segundo o relatório. Se a situação piorar, a previsão de crescimento de 800 mil barris por dia poderá ser reduzida em até 20%, disse a organização.
A produção dos membros da Opep caiu em julho para 31,2 milhões de barris por dia, de acordo com dados de fontes secundárias compilados por analistas do grupo. A queda foi causada principalmente por reduções no Irã, Arábia Saudita, Líbia e Angola.
No Irã especificamente, a produção diminuiu em 173 mil barris por dia em julho, mês em que a União Europeia impôs um embargo total ao petróleo do país. As informações são da Dow Jones.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast