Em 2015, o campo se encontra com a cidade no MON.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Em novembro, Curitiba se transforma na capital sul-americana do agronegócio. Está programado para os dias 12 e 13, o 3º Fórum de Agricultura da América do Sul, o Agricultural Outlook Forum 2015. Com o tema “Sociedade urbana. Economia rural”, a iniciativa amplia o debate sobre o agronegócio globalizado, em que oferta e demanda assumem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, do campo e das cidades. Um cenário em que o rural vai além da porteira e estabelece fortes elos de intercâmbio com o urbano.

CARREGANDO :)

O tema que pauta os debates deste ano é uma evolução das discussões presentes nas duas edições anteriores e que traduz o dinamismo do agronegócio na atual conjuntura econômica. Organizado pelo Agronegócio Gazeta do Povo, o congresso foi realizado em Foz do Iguaçu em 2013 e 2014. Ao trazer o evento para Curitiba em 2015, a intenção é ampliar o caráter não apenas técnico como de negócios do fórum. A ideia é garantir espaço e acesso não apenas ao produtor rural, mas ter maior participação de outros elos da cadeia produtiva –o agente financeiro, o mercado, o trader e a pesquisa.

Para atingir seu objetivo maior, que é discutir o futuro do agronegócio globalizado a partir da realidade da América do Sul, o fórum precisa criar as condições e o ambiente ideal em busca de respostas e soluções, explica Giovani Ferreira, coordenador do Outlook e responsável pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo. “Quanto mais representantes do processo estiverem envolvidos, mais assertivos serão os caminhos apontados durante as discussões”, destaca Ferreira.

Publicidade

Acompanhe

Confira mais informações sobre a edição e 2015 e as atualizações da programação no site www.agrooutlook.com

A realização do congresso em Curitiba também traz um apelo peculiar por conta do local que irá abrigar as dezenas de painéis e conferência programada para o evento. Ao levar o debate para dentro do Museu Oscar Niemeyer, o fórum promove a integração de dois mundos teoricamente distantes. De um lado, o produtor rural, representante de um segmento responsável por quase 1/4 da economia nacional e 1/3 da economia do estado. De outro, um museu que se tornou referência nacional e internacional, em uma capital conhecida mundialmente.

No ano passado, a partir do tema “Inovação e Sustentabilidade no Campo”, os debates do Outlook Forum passaram a discutir a América do Sul enquanto bloco, apontando caminhos para manter a competitividade em um mundo globalizado e fortalecer o posicionamento da região. Foram centenas de participantes, entre palestrantes e ouvintes, de 11 países. Em dois dias, a programação contou com três grandes conferências e oito painéis simultâneos, com 35 palestrantes.