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Aquisição

Pão de Açúcar fecha compra do Ponto Frio por R$ 824,5 mi

O Grupo Pão de Açúcar fechou neste domingo (7) a compra da rede Ponto Frio (Globex Utilidades S/A e suas controladas). O valor da aquisição da participação dos controladores da rede varejista é de R$ 824,5 milhões. Isso equivale a 70,24% do capital total do Ponto Frio, parte desse valor pago com ações do Grupo Pão de Açúcar.

O presidente do Conselho do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz, afirmou nesta segunda-feira (8) que a empresa não deve demitir e sim contratar no médio prazo.

Segundo ele, se houver alguma demissão imediata, deve ocorrer no "alto escalão", mas não há nada definido ainda. Diniz disse que o grupo ainda estuda se manterá a marca Ponto Frio.

O empresário afirmou que com a aquisição o grupo tem como meta "crescer em eletrodomésticos e eletrônicos porque as pessoas gostam de comprar modernidade e avanços da tecnologia." De acordo com Diniz, o plano é de cinco anos atrás, "quando a empresa decidiu crescer em não-alimentos, para manter hipermercado extra em crescimento e atraente".

De acordo com o presidente do conselho, as lojas e principalmente a localização das unidades do Ponto Frio foram o maior atrativo para comprar a rede, "muito importante para varejo".

Para o diretor do grupo Enéas Pestana, o mercado de eletrodomésticos foi "alavancado pelo aumento da renda, pelo crescimento da classe B e C e pela ampliação de crédito pessoal e imobiliário". Ele avalia que o setor, no entanto, ainda é muito concentrado.

"Hoje, o Pão de Açúcar tem 10% do mercado de eletrodomésticos, agora passa a ter 26", disse o presidente Cláudio Galeazzi.

Aquisição

O valor da aquisição da participação dos controladores do Ponto Frio é de R$ 824,5 milhões, "equivalente a 70,24% do capital total, parte desse valor pago com ações do grupo Pão de Açúcar", informou a rede de varejo.

Segundo a companhia, o grupo resultante terá cerca de R$ 26 bilhões de faturamento, mais de 1.000 lojas e 79 mil funcionários. O Pão de Açúcar passa, com a aquisição, a operar em 18 estados e no Distrito Federal, incluindo estados onde não estava presente, como Espírito Santo, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, "consolidando sua atuação em todo o Brasil", diz a nota.

O Ponto Frio tem hoje 455 lojas em 10 estados, segundo a empresa.

Operação

O valor da operação será pago em parte à vista, 45,3%, e o restante quatro anos depois da data de conclusão da venda, informa o Pão de Açúcar em comunicado ao mercado.

O Pão de Açúcar fará oferta aos minoritários da Globex (tag along) pelo preço de R$ 7,5850 por ação, correspondente a 80% do preço que será pago aos controladores da companhia.

Para viabilizar a operação, o Pão de Açúcar fará um aumento de capital de R$ 664,3 milhões por meio de emissão de até 16.609.046 ações preferenciais classe B, ao preço de R$ 40 por ação. Os papéis encerraram na sexta-feira a R$ 36,62.

Mas essa emissão será feita se os controladores da Globex optarem por receber a parcela a prazo do pagamento da venda em ações do Pão do Açúcar, informa a rede de varejo. Nessa hipótese, o valor da parcela a prazo será acrescido em 10%.

A aquisição deve ser concluída em até 20 dias, quando o Pão de Açúcar promove assembleia geral de acionistas sobre a operação.

Após a aprovação do negócio, o Pão de Açúcar comprará as ações da Globex dos controladores ao preço de R$ 9,4813 por papel. Na sexta-feira, os papéis da Globex fecharam cotados a R$ 9,35.

Histórico

O Ponto Frio, uma das maiores redes varejistas do país, foi oficialmente colocado à venda no final de março. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a Globex Utilidades, dona da rede, informou ter contratado uma instituição financeira para assessorá-la "na negociação com potenciais interessados em adquirir o controle da companhia".

No primeiro trimestre deste ano, a Globex teve prejuízo líquido de R$ 30 milhões, contra um lucro de R$ 1,8 milhão registrado em igual período do ano passado. O resultado foi influenciado, basicamente, por vendas menores e despesas maiores.

Entre janeiro e março, a rede obteve receita líquida de R$ 819,1 milhões, queda de 3,4% ante os três primeiros meses de 2008. Enquanto a venda de mercadorias caiu 4,9%, as receitas com operações de crédito e com prestação de serviços cresceram 18% e 10,1%, respectivamente.

O custo dos produtos vendidos mostrou queda de 8% ante o primeiro trimestre de 2008, fechando em R$ 578,6 milhões. As despesas operacionais, no entanto, avançaram 20,7%, para R$ 263,8 milhões.

O Pão de Açúcar, fundado em 1940, abriu seu capital em 1995. Em 2002, a rede comprou a concorrente Sé Supermercados, com 60 lojas no Estado de São Paulo, e faturamento bruto de R$ 1 bilhão. Já em 2003 o Pão de Açúcar associou-se à rede Sendas, líder no Rio de Janeiro.

EM 2005, foi criada uma nova holding e o controle do Pão de Açúcar passou a ser dividido igualmente entre Abilio Diniz e o grupo francês Casino.

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