Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
NEGÓCIOS

Para franqueado, um negócio de pouco risco

Marly Minatti, do Salão Marly: expectativa é de que 30% da receita venha das franquias | Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
Marly Minatti, do Salão Marly: expectativa é de que 30% da receita venha das franquias (Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo)

O investimento em uma franquia começa em média em R$ 20 mil, mas pode chegar a R$ 1,5 milhão, conforme o tipo do negócio. Se para as empresas o modelo de franquia é uma forma de crescer rápido sem a necessidade de grandes investimentos, para o franqueado é, muitas vezes, uma forma de ser dono do próprio negócio com uma taxa de risco menor.

Há 11 anos no mercado, o empresário José Neri Dias considera que o franqueado tem que "saber vender" para dar certo no ramo. Dono de uma franquia da rede de imobiliárias Apolar no bairro Seminário, Dias conta que é preciso atenção constante e planejamento para fazer o negócio funcionar. "Além dessa franquia cheguei a ter uma outra em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, mas a distância atrapalhou e era difícil tocar as duas unidades. Não conseguia estar sempre presente. Então preferi optar por ficar com uma só", diz ele, que também considera como fatores essenciais ter perfil empreendedor e recurso para se manter até o empreendimento começar a dar lucro.Além do capital e da taxa de franquia, é necessário ter capital de giro suficiente para cobrir despesas de três a seis meses. De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, a taxa de fracasso das empresas do setor é de 1%. " Nesse caso os problemas são a dificuldade de adaptação ao negócio, a má escolha do ponto comercial e o descontrole financeiro", acrescenta. O número de franquias fechadas é baixo também porque há muitos negócios que "trocam de mãos": franqueados que desistem do empreendimento e o negociam com um terceiro. Camargo também afirma que o perfil do investidor vem se diversificando. De acordo com ele, esse mercado vêm atraindo cada vez mais jovens, de 25 a 27 anos, que acabam de sair da faculdade. "Com as dificuldades para encontrar uma colocação no mercado de trabalho, muitos pais compram uma franquia para seus filhos", finaliza.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.