O Paraná liderou a geração de empregos na indústria nacional no primeiro trimestre deste ano. Alta foi de 1,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou bem acima da média nacional, que registrou queda de -1%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10).
Os melhores resultados do Paraná foram obtidos pelos setores de fumo (21,8%), têxtil (16%) e produtos químicos (6,7%).
O estado também se destacou na comparação de março de 2013 com o mesmo mês do ano passado. O crescimento do emprego na indústria paranaense foi de 2% - o melhor entre as regiões pesquisadas, segundo o IBGE.
Os setores que mais impactaram positivamente no período foram alimentos e bebidas (7,0%), produtos têxteis (14,3%), produtos químicos (5,1%), outros produtos da indústria de transformação (2,5%) e máquinas e equipamentos (2,1%).
Dados nacionais
O emprego na indústria apresentou queda de 1% no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2012, informou nesta sexta-feira (10) o IBGE. Trata-se de uma ligeira redução no ritmo de queda frente ao registrado no último trimestre do ano passado (-1,2%), ainda na comparação com igual período do ano anterior.
O resultado ocorre diante de uma queda de 0,5% na produção industrial durante os três primeiros meses do ano.
Já na passagem de fevereiro para março teve alta de 0,2% na série livre de influências sazonais. O resultado foi o primeiro positivo do ano: em janeiro caiu 0,1% e em fevereiro ficou estável.
Na comparação entre março e o mesmo mês de 2012, houve retração de 0,6%, o 18º resultado negativo nesse tipo de confronto, mas o menos intenso desde janeiro do ano passado (-0,4%).
Já o emprego no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em março teve queda de 1,4%, próximo das marcas registradas em fevereiro (-1,5%) e janeiro (-1,4%).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast