O Paraná tem oito empresas entre as 50 mais inovadoras do Sul do país, segundo ranking divulgado nesta terça-feira (15) pela revista gaúcha Amanhã. Entre essas oito, quatro foram consideradas as mais inovadoras de seus setores.
O estado, no entanto, ficou longe do topo do ranking geral. A empresa paranaense mais bem colocada, a Bematech, especializada em automação comercial, ficou com o sétimo lugar. A Prati-Donaduzzi, do setor farmacêutico, aparece na 20.ª colocação.
A primeira colocada do anuário Campeãs da Inovação 2015 – publicado pela Amanhã em parceria com a Edusys e Fundação Dom Cabral – foi a Whirlpool, fabricante de eletros da linha branca com sede em Joinville (SC). Ao todo, 11 empresas catarinenses aparecem no ranking das 50 mais inovadoras. O estado com o maior número de representantes é o Rio Grande do Sul, com 31.
As empresas paranaenses campeões de seus setores são a Usina Santa Terezinha, em Açúcar e Álcool, Bematech (Informática e Automação), Clinipam (Saúde) e Sanepar (Serviços Públicos).
As paranaenses da lista
- Bematech (São José dos Pinhais) – Informática e Automação
- Prati-Donaduzzi (Toledo) – Química
- Clinipam (Curitiba) – Saúde
- Institutos Lactec (Curitiba) – Educação
- Noma (Sarandi) – Automotivo
- Perkons (Colombo) – Informática e Automação
- Sanepar (Curitiba) – Serviços Públicos
- Usina Santa Terezinha (Maringá) – Açúcar e Álcool