O Paraná foi um dos estados que apresentou o maior crescimento no número de telefones celulares para uso pessoal, entre pessoas de 10 anos ou mais, entre os anos de 2005 e 2008. O estado ficou na 7.ª posição no ranking nacional, com 44% de crescimento em três anos. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008 sobre acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge).
De acordo com a pesquisa, em 2005 40,8% da população paranaense com 10 anos ou mais possuía celular. No ano passado essa porcentagem passou para 58,8%. Entre os estados do Sul, o Paraná foi o que mais cresceu, com 18 pontos percentuais. O Rio Grande do Sul, entretanto, foi o que teve o maior número de pessoas com celular: 62,8% em 2008.
No Brasil inteiro, a pesquisa mostrou que 53,8% da população brasileira tinha telefone celular em 2008. Isso representa 86 milhões de pessoas. Desse total, 38,6 milhões (44,7%) não tinham telefone fixo no domicílio em que moravam. O percentual de brasileiros sem o aparelho convencional era decrescente de acordo com o rendimento mensal domiciliar per capta.
O estudo também mostrou que o percentual de homens (54,0%) que tinham telefone celular continuava maior que o de mulheres (53,6%), apesar de a diferença ter caído de 2,8 pontos percentuais em 2005 para 0,4 pontos percentuais em 2008. O contingente de mulheres com posse de celular era de 27,8 milhões em 2005, e o de homens, 28 milhões.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião