O Partido Comunista da França disse neste sábado (11) que os "Governos progressistas" da América Latina constituem um modelo a ser seguido para que a Europa possa sair da atual crise econômica.

CARREGANDO :)

"A maneira como os Governos progressistas da América Latina estão colocando as riquezas em benefício dos povos, esse é o caminho que nós tambem vemos para a Europa", afirmou em entrevista coletiva o secretário-geral do PC francês, Pierre Laurent.

O dirigente, que preside além disso o Partido da Esquerda Europeia, se reuniu em Caracas com seus pares do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no marco de uma viagem pela América Latina, na qual visitou na última sexta-feira (10) Cuba e ainda passará por Uruguai e Brasil.

Publicidade

"A Europa está passando por uma crise muito grave e nós estamos lutando na França e no continente com a frente de esquerda e tentando apontar uma perspectiva que mostre uma saída para esta crise", indicou através de um intérprete.

Após afirmar que na Europa "os grupos multinacionais estão tentando aproveitar da riqueza", sustentou que a saída para crise europeia "passa necessariamente pela solidariedade entre os povos".

Venezuela

Durante a entrevista coletiva, Laurent deu, além disso, um respaldo ao Governo venezuelano frente aos questionamentos apresentados pela oposição após o estreito resultado das eleições presidenciais de abril.

"Quis dar um apoio firme è revolução bolivariana e fazer uma homenagem ao presidente Hugo Chávez, que iniciou este processo, e ao presidente Nicolás Maduro, que está dando continuidade a este processo", disse.

Publicidade

Laurent expressou que seu partido atuará "na França e na Europa contra toda iniciativa de desestabilização contra o Governo e o presidente Nicolás Maduro".

Para o dirigente, o Governo venezuelano produziu melhoras na qualidade de vida da população.

"Muitas das forças que questionam a eleição de Nicolás Maduro são forças que têm posições neoliberais que nós mesmos questionamos", manifestou.

Na mesma conferência, a dirigente do PSUV, Ana Osorio, agradeceu a visita da delegação do Partido Comunista francês, que foi qualificada como "uma amostra de solidariedade internacional" perante os "ataques" que enfrenta o Governo de Maduro.

A Venezuela se encontra imersa em um clima de forte polarização política depois que a ajustada vitória de Maduro nas eleições levasse a oposição a desconhecer o resultado e impugnar todo o processo eleitoral.

Publicidade