| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Otimismo

Empresas preveem crescimento

Na primeira Páscoa depois da recessão, que abateu o país no primeiro semestre de 2009, e com expectativa da retomada do crescimento da economia, o comércio espera recorde de vendas na data neste ano. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê um avanço de 28% nas vendas, no embalo do aumento da renda, do emprego e da confiança do consumidor. Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, no ano passado, em função da crise, as vendas cresceram 4%.

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Curitiba

Feira oferece de ovos a lembrancinhas

Visitada principalmente por turistas, a feira de Páscoa da Praça Osório atrai desde interessados nos tradicionais ovos de chocolate, até turistas que querem levar uma lembrança da cidade.

"Aproveitamos a feira para aumentar nossas vendas", diz a artesã Neuza Guondelini, que comercializa camisetas, lembranças e bijuterias de Curitiba. "Muita gente que compra um chocolate acaba levando também uma recordação da cidade", afirma.

Luana Mattos, que vende camisetas com motivos religiosos, espera um aumento de 30% nas vendas neste ano em relação ao ano passado. "O movimento por enquanto está fraco, mas acreditamos que vai melhorar quando virar o mês e as pessoas receberem o salário", afirma.

Chocolate

João Carlos da Silva Leite, que na última sexta-feira vendia ovos pintados a uma cliente que pretendia mandá-los para a Irlanda, disse que o movimento vem melhorando e que neste ano deve ser bem melhor do que no ano passado. "Já sentimos um aumento de 20% nas vendas", diz.

Apesar da grande diversidade de produtos – entre compotas, toalhas decoradas, ovos pintados e cenourinhas recheadas com balas de goma, o chocolate ainda reina absoluto entre os clientes que visitam a feira de Páscoa. "É sempre o que mais vende", afirma.

Nem só de chocolates vive a Pás­­coa. Shoppings, livrarias, lojas de brinquedos e até a indústria de per­­fumes já enxergam a data co­­mo uma oportunidade importante para aumentar o faturamento e investem em promoções e lançamentos de produtos. Tudo para fisgar o consumidor que busca novas alternativas para fugir dos tradicionais ovos e bombons. "O varejo vem substituindo o apelo do chocolate pelo apelo do presentear, como uma forma de agregar vendas", diz Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

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A rede de lojas O Boticário lançou uma edição limitada de sabonetes, cremes e óleos para comemorar a data. "O que nós percebemos é que muita gente não quer mais presentear com chocolate. Ao mesmo tempo, queremos criar novas oportunidades para o consumidor vir até a loja. O resultado foi criar uma linha específica e unir as duas estratégias", diz Tatia­­na Ponce, gerente executiva de mercado e consumidor da empresa.

Foi a primeira vez que O Bo­­ti­cário executou uma ação específica para a Páscoa e até agora o resultado superou as expectativas, de acordo com a executiva. "Va­­mos repetir no próximo ano", diz.

Para Ivo Petris, diretor executivo do Polloshop, essa é uma tendência que veio para ficar. Com uma preocupação cada vez maior com a saúde e com o controle de peso, muitas pessoas vêm diminuindo o volume de compra do chocolate e o substituindo por outros produtos.

Brinquedos

A venda de brinquedos, principalmente coelhos e ovos de pelúcia, vem crescendo. Na Joca Brin­­quedos, a Páscoa já responde por 20% das vendas do ano e é a terceira melhor data, atrás do Natal e do Dia da Criança, segundo a gerente Yara Granado. "Neste ano lançamos 20 novos produtos nesta época e estamos concedendo descontos em algumas linhas", diz. A previsão é de um aumento de 5% a 8% nas vendas.

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Até mesmo a venda de livros aumenta na Páscoa. A Livrarias Curitiba informou que nesta época registra um crescimento de 5% nas vendas de livros infantis, voltados para o público de quatro a 12 anos. De acordo com a empresa, muitos pais passaram a presentear os filhos com livros juntamente com os ovos de chocolates, como forma de estimular a leitura.

Novidades

Para os shoppings, a Páscoa é uma oportunidade de aquecer as vendas entre duas datas fortes de vendas, o Natal e o Dia das Mães. A comemoração também coincide com a chegada das novas coleções de outono e inverno, diz a coordenadora de marketing do shopping Mueller, Adriana Cardoso, que espera um crescimento de 10% a 15% nas vendas em relação ao ano passado. "A Páscoa deixou de ser um evento apenas para o varejo alimentar". A maioria dos shoppings aposta em decoração, exposições e atividades recreativas para crianças para atrair não apenas os pequenos, mas também os adultos.

O shopping São José, com 154 lojas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, investiu R$ 80 mil na "Fazenda do Coelho", espaço que traz bonecos em formato de coelhos, vaquinhas que jorram chocolate, horta e lago de chocolate. A gerente de marketing, Liana Soifer, espera um crescimento de 17% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.