Se as mulheres da chamada classe A preferem Le Lis Blanc, as da classe B gostam da Mercatto e as da classe C, Torra Torra. A conclusão é do estudo Marcas Varejistas, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e divulgado nesta segunda-feira (4).
A pesquisa, que utilizou um banco de dados de 25 mil entrevistas distribuídas por todo o Brasil, levantou quais são as marcas preferidas dos consumidores brasileiros, divididos por classe social, a fim de orientar melhor os lojistas.
As classes sociais foram divididas da seguinte forma:
Classe A
Com renda familiar média de R$ 20,8 mil, a classe A representa 3% dos domicílios brasileiros e responde por 13% de todo potencial de consumo do país.
Classe B
Público com maior presença em todos os tipos de shoppings - populares ou elitizados -, as famílias de classe B representam 40% do potencial de consumo do Brasil.
Classe C
Dividida em classe C1 - com renda familiar média de R$ 2.705 - e C2 - renda familiar média de R$1.625. Apesar de ir com frequência ao shopping, a classe C1 consome pouco. A classe, por sua vez, C2 é praticamente inexpressiva em termos de consumo.
Confira o resultado da pesquisa:
Categoria - Vestuário feminino
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
Le Lis Blanc | Mercatto | Torra Torra |
Farm | Renner | Grippon |
Shoulder | Riachuelo | Leader |
Categoria - Vestuário masculino
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
Richards | Luigi Bertolli | Impecável |
Crawford | Renner | Torra Torra |
Brooksfield | Camisaria Colombo | Leader |
Categoria - Calçados femininos
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
Schutz | Pixole | Raquel Calçados |
Capodarte | Passarela | Ângela Calçados |
Corello | Gabriela | C&A |
Categoria - Calçados masculinos
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
Richards | Pontal | Impecável |
Fascar | Humanitarian | Leader |
Timberland | World Tennis | Raquel Calçados |
Categoria - Artigos esportivos
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
Bayard | Paquetá | Di Santinni |
Track & Field | World Tennis | Raquel Calçados |
Decathlon | By Tennis | Elmo |
Categoria - Artigos infantis
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
PUC | Havan | Torra Torra |
Zara | Alphabeto | Marisa |
Lilica & Tigor | Pernambucanas | Leader |
Categoria - Cama, mesa e banho
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
Mundo do Enxoval | Seller | Narciso Enxovais |
MMartan | Pernambucanas | Casa & Video |
Camicado | Havan | Leader |
Categoria - Eletrodomésticos
CLASSE A | CLASSE B | CLASSE C |
Fnac | Pernambucanas | Ferreira Costa |
Fast Shop | Carrefour | Esplanada |
Polishop | Lojas Cem | Macavi |
Lojas pouco conhecidas dos paranaenses
Embora tenha sido realizada com consumidores de todo o Brasil, a pesquisa traz algumas marcas pouco conhecidas dos paranaenses e que se concentram, principalmente, na região Sudeste do país. É o caso das lojas Pixolé, Grippon, Leader, Impecável, Raquel Calçados e Ângela Calçados. Já a Torra Torra não é conhecida dos curitibanos, mas tem filial em Londrina.
Colaborou: Mariana Balan.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast