Leia mais sobre a crise do gás:
CRISE DO GÁS: Petrobras avisa que gás deve aumentar até 25%
CRISE DO GÁS: Ministro desaconselha consumidor a fazer conversão de carros para gás
NEGOCIAÇÕES: Petrobras vai à Bolívia para retomar investimentos em gás natural
O campo de Tupi, na bacia de Santos, cujas reservas de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo de qualidade e gás natural foram anunciadas nesta quinta-feira de manhã pela Petrobras, é o maior descoberto no Brasil e pode aumentar as reservas de petróleo e gás da companhia de 40% a 60%. Pelos critérios americanos, as reservas de petróleo e gás da companhia são de cerca de 12 bilhões de barris de óleo equivalente (boe - medida que invclui óleo e gás). Com a notícia, as ações da Petrobras subiam mais de 10% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) .
A descoberta da nova reserva na Bacia de Santos é a pauta oficial da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) , na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, que conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- É uma descoberta gigante, sem sombra de dúvida. É aproximadamente o dobro do tamanho de Roncador, a maior descoberta de petróleo brasileira até então - afirmou o consultor Caio Carvalhão, do Cambridge Energy Research Association, no Rio de Janeiro.
A Petrobras é operadora do campo com 65% de participação no empreendimento, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10%. O anúncio acontece em um momento em que o preço do barril do petróleo beira os US$ 100, atingindo recordes históricos .
Anúncio vem no momento de crise no abastecimento de gás
Também neste momento, a companhia enfrenta um problema de escassez de gás natural no Brasil e deve aumentar os preços do combustível. A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria da Graça Foster, afirmou em entrevista ao Globo, publicada nesta quinta-feira, que, devido ao aumento de custos na exploração e até para acompanhar o que tem acontecido com os preços do petróleo, os preços do gás natural devem sofrer reajuste real (acima da inflação) de 15% a 25%, ao longo de 2008 .
O óleo encontrado no local tem 28 graus API, considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API mais leve é o óleo e portanto mais fácil de refinar. A descoberta fica em rochas localizadas abaixo da chamada camada de sal, em profundidades muito grandes, cuja perfuração é recente no Brasil.
Segundo estatal, reserva coloca o Brasil entre os grandes
A Petrobras informou ainda que fez uma avaliação regional do potencial petrolífero brasileiro na área pré-sal - reservatórios abaixo da camada de sal - nas bacias do Sul e Sudeste. Essas áreas são promissoras no Brasil e ainda são pouco conhecidas. Todas os grandes reservatórios anteriores da Petrobras ficam em áreas acima da camada de sal.
"A Petrobras realizou, também, uma avaliação regional do potencial petrolífero do pré-sal que se estende nas bacias do Sul e Sudeste brasileiros. Os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade de óleo existente em bacias brasileiras, colocando o Brasil entre os países com grandes reservas de petróleo e gás do mundo", disse a estatal em um comunicado.
No fim de agosto, o volume das reservas existentes em Tupi, que foi descoberto no antigo bloco exploratório BM-S-11, esteve no centro de uma polêmica devido a relatório do Credit Suisse dando conta de que executivos de uma das sócias da Petrobras no campo estariam otimistas com a possibilidade de a região conter reservas de até 10 bilhões de barris. Na época, a estatal soltou fato relevante afirmando que as reservas do campo ainda estavam em análise.
Segundo nota publicada nesta quarta-feira na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo, a Petrobras têm pressionado o governo para que alguns blocos da Bacia de Santos sejam retiradas dos leilões de áreas exploração e produção de petróleo e gás da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Nona Rodada de licitações está prevista pera os dias 27 e 28 de novembro.
O maior campo da estatal até agora era o de Roncador, com uma reserva recuperável de aproximadamente 3 bilhões de barris de petróleo, mas o produto no local é pesado, de menor valor comercial.
A Petrobras produz cerca de 1,8 milhão de barris de petróleo por dia, satisfazendo a demanda brasileira. Mas a companhia ainda precisa importar petróleo leve, para misturar com o produto local mais pesado no processo de refino.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast