A Petrobras ficou em primeiro lugar no ranking das marcas mais valiosas do Brasil, divulgado nesta sexta-feira (30) pela consultoria BrandAnalytics. A marca da estatal foi avaliada em R$ 19,3 bilhões, um aumento de 735% em relação ao ano anterior.É a primeira vez em quatro anos que o primeiro lugar do ranking é de uma empresa não-financeira - no ano passado, o Bradesco ficou em primeiro lugar. Neste ano, o banco ficou na 2ª colocação, com a marca avaliada em R$ 14,9 bilhões.
O terceiro e quarto lugar também ficaram com bancos, respectivamente o Itaú, com R$ 13,3 bilhões, e o Banco do Brasil, com R$ 11 bilhões.
O ranking da BrandAnalytics leva em conta informações financeiras das empresas, como ativos e valor de mercado, e a percepção dos consumidores, por meio de uma pesquisa feita com 12.500 pessoas no Brasil.
Outro ranking da mesma empresa avalia todas as marcas presentes no país, incluindo aquelas que pertencem a empresas estrangeiras. Nesta lista, a marca líder foi o sabão em pó Omo, seguido pelo McDonald's, Petrobras, Coca-Cola e Microsoft. Neste ranking, não é estimado o valor da marca.