O Brasil está pagando preços altos por importações de emergência de gás natural liquefeito (GNL), lutando para lidar com uma crise no setor de eletricidade num momento em que a pior seca em décadas ameaça o fornecimento de hidrelétricas no Nordeste do país, disseram traders de energia regionais.
Comerciantes de GNL disseram que a Petrobras foi forçada a pagar prêmios de preços para garantir cargas de gás no mercado spot (imediato), devido à forte demanda pelo combustível em países asiáticos afetados pelo clima frio de inverno e em antecipação a compras planejadas pela Argentina.
As compras de alto custo no mercado à vista deixariam Petrobras com milhões de dólares em perdas se a empresa não for capaz de repassar o preço total das compras para os consumidores no Brasil.
Traders de GNL acreditam que a Petrobras pode ter pago recentemente até entre US$ 15 e US$ 17 por milhão de BTU (unidade térmica britânica), um prêmio grande em relação aos preços domésticos do gás.
Os preços na Ásia subiram acima de US$ 17 por milhão de BTU na semana passada com uma onda de frio impulsionando as compras. Os preços do GNL na Europa são atualmente de cerca de US$ 11 por milhão de BTU.
Nos Estados Unidos, o abundante gás doméstico tem um preço pouco acima de US$ 3 por milhão de BTU.
"A seca no norte (do Brasil) é muito agressiva, por isso a Petrobras está tendo que equilibrar isso com as compras de GNL", disse uma fonte da indústria de GNL que comercializa na região. "Eles estão comprando tudo o que podem para que não fiquem sem".
O Brasil tem dois terminais de importação de GNL, um em Pecém, poucos quilômetros ao norte de Fortaleza, no Ceará, e um no Rio de Janeiro.
O GNL, que é o gás natural resfriado ao estado líquido para o transporte, é geralmente usado como um combustível substituto no Brasil, em termelétricas, durante os meses de seca, quando os níveis de hidrelétricas caem.
A Petrobras deverá comprar cerca de quatro cargas por mês para janeiro e fevereiro, disse a fonte.
Duas cargas de GNL já chegaram ao terminal de Pecém, no Nordeste, este mês. A instalação geralmente não recebe nenhuma gás natural em janeiro ou fevereiro uma vez que normalmente as chuvas incentivam o uso máximo de energia hidrelétrica.
Um terceiro navio, o Excelsior, está ancorado a poucos quilômetros do terminal, mostram dados de rastreamento de embarcações da Reuters. O navio Artic Voyager é esperado no Brasil em 22 de janeiro.
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