O diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, confirmou nesta sexta-feira (13) a intenção da estatal de instalar um posto de combustível no Japão para divulgar a marca e difundir o uso do etanol naquele país. Segundo Zelada, ainda não há previsão sobre quando o posto deve ser instalado, mas seria um tipo de "marketing" que a empresa estuda para fazer em conjunto com sua atuação na área de exportação de álcool para o Japão, que terá início este ano. No Japão, a Petrobras já possui uma refinaria e área para armazenagem de álcool.
Ainda na área de distribuição fora do Brasil, Zelada disse que a Petrobras está consolidando sua entrada no Chile, por meio da aquisição das atividades da Esso no país. Para outros países, segundo ele, há certa dificuldade de atuação nesta área, portanto, não existem planos no curto prazo.
A Petrobras, lembrou o diretor, está principalmente focada em aumentar sua produção no exterior. A previsão é de atingir a 632 mil barris por dia em 2020, o que significa um crescimento de 9,03% por ano a partir da produção de 2008 que foi de 224 mil barris por dia. Para 2009, a perspectiva é de produzir no exterior 244 mil bpd, que devem atingir a 341 mil bpd em 2013.
O incremento da produção no exterior deve se dar a partir dos campos de Cascade e Chinook, no Golfo do México, que começam a produzir em 2010 e devem atingir 100 mil bpd. Também em 2010, entra em produção o segundo campo da Petrobras na Nigéria. E para 2020, a estatal também planeja produzir 100 mil bpd na Turquia, onde possui um campo com elevado potencial em águas profundas e outro ainda em análise em águas rasas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião