O gerente-geral da unidade de negócios de exploração e produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso, afirmou nesta terça-feira (12) que a estatal petrolífera planeja perfurar 11 poços na camada do pré-sal, localizada em uma área abaixo do leito marinho, em 2009, entre poços pioneiros e de extensão.
Para este ano, a Petrobras pretende perfurar sete poços, entre eles Júpiter - onde a companhia procura confirmar a existência de óleo além do gás já encontrado - Guará, Taquari e Ilhabela.
O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram no subsolo do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros. A Petrobras é líder em pesquisa e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O óleo está em uma área muito profunda, sob uma camada de sal, abaixo do leito marinho.
Sondas
Para cumprir o cronograma planejado para o próximo ano, Marcusso disse que a Petrobras espera a chegada de três novas sondas de perfuração em 2009. Todas elas serão destinadas ao pré-sal.
Ainda este ano, segundo ele, devem chegar ao Brasil outras quatro novas sondas, porém todas com capacidade para explorar reservas localizadas em até 700 metros de profundidade. O executivo inclui nessa conta a sonda que será transferida da região do Golfo do México para a Bacia de Santos.
Até 2011, a Petrobras planeja contar com 20 novas sondas de perfuração, sendo 14 delas destinadas para a área do pré-sal.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Congresso aprova LDO e permite governo suspender emendas que descumprirem regras
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast