O diretor industrial da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castelo Branco, afirmou nesta segunda-feira que a companhia iniciou a revisão das metas de exportação de etanol até 2012 e que os novos dados serão divulgados entre o final de setembro e o início de outubro. "As metas ano a ano até chegar aos 4,75 bilhões de litros em 2012 estão sob reavaliação", disse o executivo durante o Rio Oil & Gas no Rio de Janeiro.
Castelo Branco evitou falar sobre os novos números, mas deu a entender que a meta final deverá ser maior que a atual e que podem haver variações, para cima ou para baixo, nos dados de exportação de álcool para os próximos anos. "Se é para cima ou para baixo, vamos avaliar de acordo com o mercado. A tendência (em 2012) é ser maior, mas isso vai depender das condições externas", explicou.
Até 2012, a Petrobras espera ter um volume de ao menos 4 bilhões de litros produzidos em 20 unidades nas quais será sócia minoritária, no modelo de parceria que une a companhia a produtores, que têm participação majoritária, e a uma trading. No primeiro projeto, em Traumã (GO), com previsão para entrar em operação até o início de 2010, a japonesa Mitsui é sócia da Petrobras e dos empresários locais.
- Gasolina tem variação zero no IPC; álcool sobe 0,94%
- Preço mínimo da cana-de-açúcar "ainda está em gestação", diz Conab
- Brasil organizará curso de capacitação para países produtores de etanol
- Consumo de álcool crescerá 50,4% e de gasolina cairá 9,6% até 2011
- Petrobras negocia ingresso na Unica, diz diretor