O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,5% no primeiro trimestre deste ano, em relação aos últimos três meses do ano passado, informou hoje o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). Os dados são revisados e confirmam os resultados divulgados anteriormente.
O desempenho do PIB ficou em linha com o esperado pelos economias, mas as informações sobre os gastos das famílias chamaram a atenção. Nos três primeiros meses deste ano, os gastos diminuíram 0,6%, o maior recuo desde o segundo trimestre de 2009. Entre outubro e dezembro do ano passado, os gastos das famílias haviam caído 0,3%.
A Formação Bruta de Capital Fixo - uma medida do investimento dos setores público e privado em imóveis e equipamentos - recuou 4,4% no primeiro trimestre, o que também representa a maior queda desde o segundo trimestre de 2009. Já os gastos do governo subiram 1,0%, depois de aumentarem 0,4% no quarto trimestre de 2010.
Os investimentos das empresas caíram 7,1% no primeiro trimestre, ante os três últimos meses do ano passado, também a maior queda desde o segundo trimestre de 2009. Houve avanço de 3,2% em relação ao primeiro trimestre de 2010. O volume de investimento das empresas somou 28,1 bilhões de libras, o menor nível desde o último trimestre de 2009.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião