Um código malicioso que já estava dando bastante trabalho aos usuários e às empresas de segurança está utilizando agora mais uma forma para atrair usuários: um vídeo do YouTube. O trojan Bot Storm é enviado por e-mail ao usuário, falando sobre um vídeo interessante e incentivando o internauta a acessar o link, aparentemente de um vídeo hospedado no YouTube.
A empresa de segurança Websense alertou nesta terça-feira (28) para a nova abordagem utilizada pelos criminosos virtuais. O link colocado no e-mail, ao invés de levar ao vídeo prometido, tenta executar o código malicioso para infectar o computador. Diversas versões da mensagem foram utilizadas, com conteúdo e assuntos diferentes.
Esse tipo de golpe é conhecido como phishing scam. Com ele, criminosos tentam convencer os internautas a clicar em links ou baixar arquivos que instalam no computador códigos maliciosos. O principal objetivo dos piratas é obter dados financeiros, para que possam realizar transferências financeiras ou pagamentos on-line, sem o conhecimento do titular da conta.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast