A primeira vista, parece estranho imaginar que Raízes do Brasil, clássico de Sérgio Buarque de Hollanda, possa ensinar alguma coisa sobre como gerenciar suas finanças. Para Gustavo Cerbasi, no entanto, foi exatamente esse livro que mais o influenciou a pensar a maneira com que realiza seu trabalho de consultor e especialista em finanças pessoais.
Ao compreender os aspectos mais importantes da história da cultura brasileira, Cerbasi, autor de nove livros, entre eles o best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, consegue montar um plano de ação para o gerenciamento de dinheiro focado especificamente para a realidade brasileira, levando em conta as particularidades nacionais. "Não falo de finanças pessoais, mas sim de dinheiro na vida do brasileiro", costuma dizer Cerbasi.
Esse é precisamente o mérito de seu novo livro, Mais Tempo Mais Dinheiro, escrito em parceria com Christian Barbosa. Formado em Ciências da Computação, Barbosa é o criador da ferramenta Neotriad, um software de gestão de tempo usado por mais de 100 mil pessoas em 29 países. É dono também de um gigantesco banco de dados sobre produtividade, parte dele produzido com pesquisas em empresas brasileiras, no qual se baseia para fornecer a metodologia de planejamento pessoal explicada no livro.
Não há fórmula mágica em Mais Tempo Mais Dinheiro. Os autores são os primeiros a dizer: os caminhos para conquistar o que o título do livro promete são diversos. Cerbasi e Barbosa estão mais preocupados em fazer o leitor encontrar a sua própria maneira de chegar lá. Para isso, elaboraram um método transformador, com quatro etapas. A primeira é fazer o leitor enxergar suas prioridades. Depois, parar com o que não é importante. A terceira é montar um planejamento equilibrado. Por fim, melhorar a qualidade de consumo (de tempo e dinheiro).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast