O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber esta tarde o projeto do Plano Nacional de Banda Larga. Em reunião com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e representante do Ministério do Planejamento, o presidente deverá receber os detalhes do plano que pretende ampliar o acesso da população de baixa renda aos serviços de internet em banda larga.
O plano deverá usar incentivos e desonerações fiscais para baratear o custo da transmissão e de aparelhos como os modens. Para isso, o ministro Hélio Costa já adiantou que espera usar a verba do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Apesar de não poder aproveitar os cerca de R$ 7 bilhões que já formam o fundo, Costa pretende fazer uso do dinheiro que entrará no próximo ano uma verba de aproximadamente R$ 1 bilhão. Também se cogita utilizar linhas de transmissão de estatais como Furnas, Petrobras, Eletrobrás e Telebrás no plano.
De acordo com o coordenador de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, o esboço que será apresentado nesta terça (24) para o presidente Lula deixará a regulação desse mercado a cargo do Estado brasileiro. Segundo ele, essa é a forma de fazer com que o serviço seja acessível a toda a população.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast