A partir desta segunda-feira (19) moradores das regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais, além de habitantes de outras cinco localidades brasileiras, passam a ter acesso à portabilidade numérica. A implantação do serviço nas regiões atendidas pelos DDDs 42 (PR), 31 (MG), 54 (RS), 75 e 77 (BA) e 79 (SE) permite que mais 17,2 milhões de assinantes de telefonia tenham a possibilidade de trocar de operadora com a permanência do número do telefone fixo ou celular, de acordo com a ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil.
O serviço de portabilidade é implantado de forma gradual, desde o dia 1º de setembro. Ao todo, 107,5 milhões de assinantes já têm acesso ao serviço, de acordo com a ABR Telecom. No Paraná, as localidades contempladas até agora incluem as cidades com DDD 43 (Norte), 44 (Noroeste) e 41 (região metropolitana e litoral). Nas cidades do estado com DDD 45 (Oeste) e 46 (Sudoeste) a mudança será garantida a partir de 2 de fevereiro.
Nas cidades com DDD 43 a medida entrou em vigor em 1.º de setembro e, até a meia-noite de quinta-feira (15), de acordo com o último balanço divulgado pela ABR Telecom, 22.957 pedidos de mudança de operadora já haviam sido feitos. Na região com DDD 44, a portabilidade começou em 10 de novembro, e em dois meses, 11.267 usuários já solicitaram a transferência com o novo serviço.
Já nas localidades com DDD 41, em quatro dias de acesso ao serviço, 3.160 pedidos haviam sido feitos. Destes, 406 haviam sido concluídos até a quinta-feira.
De acordo com a ABR Telecom, todos os usuários de telefonia do Brasil estarão atendidos pelo serviço até o dia 2 de março, quando ocorrerá a implantação nos DDDs 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91 (PA) e 11(SP). Em todo o Brasil, já foram solicitados 224.432 pedidos para troca de operadoras - 146.003 foram concluídos até meia-noite de quinta-feira.
Para mudar
O processo de mudança de empresa com a manutenção do número começa com a solicitação do usuário de serviços de telecomunicações à operadora para a qual deseja migrar. Esta operadora, por sua vez, remete a solicitação à ABR Telecom, que irá acionar a empresa de onde o usuário deseja sair.
Para que o usuário efetive sua portabilidade é necessário que os dados (número de identidade e CPF) apresentados para nova operadora estejam idênticos aqueles cadastrados na base de dados da operadora atual. Por isso é recomendado que o usuário atualize seus dados antes de mudar de operadora.
A ABR Telecom informa que mesmo após a solicitação de troca de operadora, o usuário ainda tem dois dias úteis para desistir da mudança e comunicar a decisão à operadora a qual havia pedido para migrar.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast