Estão abertas desde segunda-feira (16) audiências públicas on-line para arrendamento de dois novos terminais no Porto de Paranaguá. As concessões previstas são de 25 anos para os terminais PAR01 e PAR12, ambos classificados como áreas livres. A primeira área corresponde a um terreno de 27.530 m² onde serão instalados equipamentos para embarque e desembarque de papel e celulose. Já o segundo terreno equivale a uma área total é de 170 mil m² onde devem ser instalados equipamentos para embarque e desembarque de veículos.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os investimentos previstos no PAR01 são de R$ 102 milhões e a receita bruta global prevista é de mais de R$ 1,13 bilhão. Já no PAR12, espera-se um investimento de R$ 71 milhões, com receita prevista de R$ 832 milhões.
Previsão
Além dos dois terminais, ainda são esperados outros quatro arrendamentos no Porto de Paranaguá. As áreas previstas para serem arrendadas são os terminais PAR03, para fertilizantes, e PAR07, PAR08 e PAR09, todos destinados para grãos.
A expectativa é que com os novos arrendamentos, a renovação de outros espaços e a construção de três terminais de uso privado, o Porto de Paranaguá alcance R$ 10 bilhões em investimentos nos próximos anos.
Desse montante, alguns valores já começaram a sair do papel. É o caso, por exemplo, da obra no cais oeste, que estava prevista desde a década de 1990, e deve ser finalizada em 2018. Neste caso, estão previstos R$ 183 milhões para ampliações que vão triplicar a capacidade do berço 201, que é destinado a exportação de grãos.
Prazo
As audiências públicas on-line vão até às 23h59 do dia 24 de março e, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), têm o objetivo de “obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento das minutas jurídicas e técnicas.” As contribuições para as duas audiências públicas on-line podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site da Antaq.
Seguindo os mesmos moldes, a agência também abriu outra audiência pública para a concessão de um novo terminal no Porto de Itaqui, no Maranhão. Há ainda, nos três casos, a previsão de audiências presenciais, mas as datas e locais ainda não foram divulgados.