A fila de caminhões em direção ao Porto de Paranaguá chegava a 22 quilômetros na BR-277, por volta das 19 horas desta quarta-feira (4). Os veículos estavam no acostamento do sentido Curitiba-Litoral, do quilômetro 3 ao 16, em Paranaguá, e do 61 ao 70, em São José dos Pinhais, acordo com a concessionária Ecovia e a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 19 horas.

CARREGANDO :)

Os caminhões estão no Contorno Leste (BR-116). A ligação da BR-277 com a 116 ocorre no quilômetro 70. A fila de veículos era de 12 quilômetros no início desta manhã.

Causas

Publicidade

O escoamento da safra ocasiona a formação de fila desde a última segunda-feira (25), após o feriado de Páscoa. Apesar disso, a informação repassada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) na quarta-feira (4) é de que os caminhões já conseguiam descarregar os grãos nos armazéns graneleiros desde o início dessa semana e de que os navios parados nos três berços do corredor de exportação estavam sendo carregados.

Segundo a Appa, a formação da fila não tem uma causa específica, mas se deve, em partes, ao alto fluxo de caminhões que se dirigem ao porto por conta do fim da safra. Em média, são atendidos 1.500 veículos por dia, o triplo do volume de caminhões que segue para o terminal quando não há pico de safra.

Os navios enfrentaram dificuldades para serem carregados na semana passada. A incapacidade de operações durante os períodos de tempo instável é um dos maiores problemas estruturais do terminal.