A seguradora Porto Seguro começa a vender a partir desta quinta-feira (16) as bicicletas elétricas que desenvolveu para atendimento de vistoria e socorro dos clientes com seguro de automóvel. De acordo com a empresa, o início das vendas foi uma resposta aos pedidos dos próprios clientes. Batizado de Felisa, o modelo foi inspirado nos artigos e apontamentos do engenheiro Felicio Sadalla, que há 30 anos já utilizava uma bicicleta elétrica, montada por ele mesmo, para percorrer os 13 km que separavam sua casa do trabalho. O modelo custará R$ 2.990 para não clientes e R$ 2.390 para clientes e será comercializado apenas nos centros automotivos da Porto Seguro na grande São Paulo.
"O objetivo é propor essa nova solução de mobilidade na cidade. Esse conceito já é muito comum na Ásia e vem ganhando espaço na Europa, em que o uso da bicicleta vai muito além do lazer", afirma em nota o vice-presidente executivo da Porto Seguro, Fábio Luchetti.
De acordo com Luchetti, as bicicletas elétricas são ideais para cidades que possuam muitas subidas, como São Paulo. "O ciclista pedala em trechos fáceis e acelera nas subidas", explica o executivo sobre o veículo que não chega a ser uma moto.
A Felisa é produzia pela ProX Bike, sob encomenda da Porto Seguro. O modelo é movido pela corrente gerada por três baterias compactas, de chumbo-ácido, ligadas em série. O chumbo tem uso regulamentado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e suas baterias são recicláveis e tem descarte assegurado por lei ambiental. * * * * *
Ficha técnica
Carregamento de bateria: 200 a 300 ciclos, dependendo do hábito de uso Tempo de recarga: 4 a 6 horas, dependendo da carga remanescente Autonomia aproximada: 15 km a 40 km de percurso, variável conforme peso do ciclista e pela otimização da relação pedal/motor Quadro: alumínio Câmbio: Shimano Tourney, de 21 marchas Velocidade máxima aproximada: 35 km/h
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast