A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve recorrer na quarta-feira ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília, contra a decisão do juiz federal substituto da 2ª Vara de Brasília Charles Renaud Frazão de Moraes, que concedeu liminar na segunda-feira impedindo que Telemar, Brasil Telecom, Telefônica, CTBC Telecom e Sercomtel - concessionárias de telefonia fixa - cobrem assinatura mensal de seus clientes em todas as regiões do país. A expectativa é de que na tarde desta terça a Anatel seja notificada pela Justiça da decisão.
Segundo uma fonte da agência, estão sendo estudados dois tipos de recursos. O primeiro é um agravo de instrumento encaminhado a um dos juízes do TRF. O outro é um pedido de suspensão de segurança encaminhado diretamente ao presidente do TRF, Aloísio Palmeira.
Na decisão, o juiz afirma que a Anatel informou que "a tarifa básica se presta a fazer frente às despesas com a manutenção de toda a rede de telefones, decorrente da instalação de um terminal individual para cada usuário do serviço".
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia